BATE-PAPO - Chat LAGRIMA PSICODELICA


quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

MELHORES CAPAS DE DISCOS DE 2009

Prêmio aponta melhores capas
de discos de vinil de 2009


O prêmio Art Vinyl foi criado há cinco anos para valorizar o trabalho artístico das capas de disco de vinil.

A primeira edição foi realizada em 2005. Neste ano, um painel de especialistas em música da indústria fonográfica e da imprensa selecionou 50 capas, que em seguida foram disponibilizadas na internet para a votação popular.

A capa do disco The Resistance, da banda Muse, foi a mais votada, seguida pela do álbum Journal for Plagued Lovers, do Manic Street Preachers, e da capa do álbum de Fever Ray.

"Mais uma vez, estamos promovendo a arte das capas de disco", disse o organizador e criador do prêmio Andrew Heeps. "A pesquisa sobre o Melhor da Arte em Vinil, já no seu quinto ano, nos dá um instantâneo único da arte popular e do design e este ano não é exceção."

"O prêmio Art Vinyl trata de comemorar a ressonância emocional dos melhores desenhos de capa de 2009 e homenagear alguns dos heróis desconhecidos da arte e do design, que oferecem identidade visual para tantas bandas e artistas", acrescentou Heeps.

As 50 capas selecionadas foram expostas em Londres, Birmingham e Folkestone. As vencedoras também serão expostas no mês de janeiro.


O prêmio Art Vinyl 2009 selecionou as melhores capas de disco de vinil do ano passado. O disco do Muse foi o primeiro colocado.


Um painel de especialistas selecionou 50 capas, que depois foram votadas por internautas. Esta, do Manic Street Preachers, ficou em segundo.


A competição foi criada para valorizar o trabalho de artistas gráficos ligados à indústria. O álbum de Fever Ray ficou em terceiro lugar.


A maior parte das capas foi criada por estúdios conhecidos, mas, no caso deste álbum do Massive Attack, foi desenhada por 3D - integrante da dupla.


Este já é o quinto ano da competição. As capas mais votadas serão expostas em Londres, Birmingham e Folkestone a partir deste mês.


Apesar de a maioria das capas premiadas ser de bandas já conhecidas, alguns novos artistas também entraram para a lista, como o White Lies.


Segundo o organizador do prêmio, Andrew Heeps, o Art Vinyl apresenta "um instantâneo da arte popular e do design, e este ano não é exceção".


Segundo Heeps, o Art Vinyl quer celebrar a ressonância emocional das melhores capas de disco do ano.


No passado, capas de álbuns de Fleet Foxes, Hard-Fi, Thom Yorke e The Cribs foram votadas como as melhores do ano.


BY RABABLUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário